Trabalhando na ESF o MÉDICO poderá ficar isento de pagar o FIES!

Com a intenção de manter médicos trabalhando em locais de difícil retenção de profissionais, a lei do FIES permite a SUSPENSÃO e o ABATIMENTO da dívida do FIES durante participação na Estratégia Saúde da Família.

Veja cinco possibilidades que o médico poderá ABATER e SUSPENDER a dívida do FIES apenas trabalhando na ESF:

Além de ficar desobrigado de pagar a parcela mensal, também reduzirá 1% do saldo devedor da dívida, por cada mês trabalhado na ESF, ou seja, trabalhando 12 meses, abaterá 12% e trabalhando 100 meses, abaterá toda a dívida.

Como requerer este benefício?

Para ter acesso a esse direito a lei exige que o profissional atue, no mínimo, um ano ininterrupto na ESF e faça sua solicitação no sistema FIESMED.

Acontece que o FIESMED, em alguns casos, não reconhece o contrato do FIES de alguns profissionais, ou até mesmo demora anos e não concede o benefício, ficando a solicitação como “Pendente de análise”.

O que fazer quando o FIESMED não reconhece o contrato ou passa mais de 30 dias sem conceder o benefício?

Diante que o profissional está pagando uma parcela cujo valor é bastante considerável, o judiciário, nessas situações, tem concedido liminares para determinar a imediata implantação do benefício.

Qual o tempo de duração do processo judicial?

Embora seja impossível determinar o tempo exato, o processo judicial costuma ser, razoavelmente, curto, já que não precisa de audiência e tramita de forma digital. Existindo casos em que, o judiciário, em até duas semanas, aprecia o pedido e, concedendo a liminar, geralmente determina que o banco realize o cumprimento da decisão em até 15 dias.

Porque não devo esperar o resultado final do requerimento no sistema FIESMED?

Enquanto o sistema não analisa o requerimento, o profissional fica pagando a parcela do FIES, ou até mesmo incidindo juros sobre o saldo devedor, assim, esperar o final da análise do FIESMED causará um grande prejuízo ao profissional diante que o Ministério da Saúde não devolverá o valor pago durante o período que aguardou a análise do seu requerimento.

Todos os casos permitem o ABATIMENTO e a SUSPENSÃO?

Para ABATER o saldo devedor é necessário que participe da ESF durante um ano ininterrupto. Já para conseguir a SUSPENSÃO, é necessário permanecer na ESF, assim, ficará desobrigado de pagar as parcelas mensais durante sua participação no programa.

É possível requerer a restituição dos valores pagos durante a ESF?

Em algumas situações é permitido a restituição dos valores que foram pagos durante a participação na ESF, para isso é preciso analisar cada caso particular.

Use este direito para reduzir sua dívida do fies!

Ficou alguma dúvida? Fale com nossa equipe que iremos te atender.

Artigo elaborado por Tiago Bastos Advocacia. Especialistas em demandas jurídicas da Classe Médica. Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Compartilhe este artigo

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!

Fale agora conosco!