Trabalhou na linha de frente da COVID-19? Você pode abater sua dívida do FIES!

Os Médicos(as) que dedicaram sua vida em combate ao COVID-19, tem direito a reduzir sua dívida do FIES.

Esse direito está previsto em lei, cabendo ao profissional atender alguns requisitos, são eles:

  • Ter trabalhado, no mínimo, seis meses entre 03/2020 a 12/2020;
  • Ter atuado pelo SUS;

O referido benefício abate 1% por cada mês trabalhado e incide sobre o seu saldo devedor do Fies. Lembrando que, não poderá acumular o abatimento pela COVID-19, com o abatimento pela ESF, caso o profissional tenha atuado de forma simultânea.

A título de exemplo, um profissional que possui um saldo devedor de R$500.000,00, atuando dez meses na linha de frente em combate à COVID-19, abaterá R$50.000,00 de sua dívida.

O que fazer para requerer este benefício?

O profissional poderá fazer um simples requerimento no sistema FIESMED (http://fiesmed.saude.gov.br/), porém caso o seu contrato não seja reconhecido pelo sistema , ou demore mais de 30 dias para sua dívida ser abatida, poderá requerer, judicialmente, a concessão do seu direito através de um advogado.

Qual o tempo de duração do processo judicial?

Embora seja impossível determinar o tempo exato, o processo judicial costuma ser, razoavelmente, curto, já que não precisa de audiência e tramita de forma digital. Existindo casos em que, o judiciário, em até duas semanas, aprecia o pedido e, concedendo uma liminar, geralmente determina que o banco realize o abatimento em até 15 dias.

Use este direito para reduzir sua dívida do fies!

Ficou alguma dúvida? Fale com nossa equipe que iremos te atender.

Artigo elaborado por Tiago Bastos Advocacia. Especialistas em demandas jurídicas da Classe Médica. Esse artigo possui caráter meramente informativo.

Fale agora conosco!